Este componente de proteção, consiste de um filamento ou lâmina de um metal (ou liga metálica) de baixo ponto de fusão que se intercala em um ponto determinado de uma instalação elétrica calibrado para fundir-se, por efeito Joule, quando a intensidade de corrente elétrica superar, devido a um curto-circuito ou sobrecarga, um determinado valor que poderia danificar a integridade dos condutores com o risco de incêndio ou destruição de outros elementos do circuito.
A palavra “fusível” tem a sua origem no termo latim "fusus" (“fundido”).
NH são as iniciais de “Niederspannungs Hochleistungs” que no idioma alemão significa “Baixa tensão e Alta capacidade de interrupção”.
Fusíveis HN
Os fusíveis HN atendem às normas IEC60669-1 e IEC60269-2-1 (NBR11841). Seu corpo cerâmico de alta resistência (material denominado Esteatite), atende a uma série de requisitos de solicitação de esforços mecânicos e térmicos que ocorrem durante as sobrecorrentes e curto-circuito.
Os fusíveis NH são preenchidos por areia de quartzo de alta pureza química e de distribuição granulométrica controlada. Este material conduz parte do calor do elemento para o corpo e desempenha papel fundamental no processo de extinção do arco elétrico formado internamente no momento de sua eventual ruptura.
Para tornar mais fácil a localização e substituição dos fusíveis queimados, o fusível NH geralmente possui um pino indicador na cor vermelha. O pino torna-se visível quando o fusível encontra-se queimado.
A faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva Tempo vs Corrente), foram convencionadas com um conjunto de letras.
A faixa de interrupção e a categoria de utilização (Curva Tempo vs Corrente), foram convencionadas com um conjunto de letras.
A IEC utiliza a montagem com 2 letras, sendo que a primeira letra, denomina a "Faixa de Interrupção" , ou seja, que tipo de sobrecorrente o fusível irá atuar, que são elas:
- "g" - Atuação para sobrecarga e curto
- "a" - Atuação apenas para curto-circuito,
A segunda letra denomina a "Categoria de Utilização", ou seja, que tipo de equipamento o fusível irá proteger, que são elas:
- "L/G" - Proteção de cabos e uso geral
- "M" - Proteção de Motores
- "R"- Proteção de circuitos com semicondutores
Sendo assim, temos as montagens dos principais fusíveis utilizados no mercado:
- "gL/gG"- Fusível para proteção de cabos e uso geral (Atuação para sobrecarga e curto). Esta curva é que em sua maioria denominam erroneamente - "Retardados".
- "M" - Fusível para proteção de motores. Pela confusão, nunca se sabe se esta curva pode denominar-se "rápida" ou "retardada".
- "R" - Fusível para proteção de semicondutores. Este podendo ser chamado de "Ultra-Rápido", por não criar conflito com outras curvas.
Links
Catálogo de fusíveis Siemens (português).
. . .
Nenhum comentário :
Postar um comentário