18 março 2013

Caso de Sucesso 1 - Automação para fábrica de blocos de cimento.


Em 2011, fruto do aquecimento da economia, a construção civil brasileira iniciou um ciclo de crescimento nunca visto até então. Em pouquíssimo tempo houve um grande demanda por materiais básicos para o mercado de  construção civil.
Nosso Cliente, um dos maiores fabricantes de blocos do estado do Rio de Janeiro, percebendo este aumento de demanda, solicitou nossa ajuda para tentar resolver alguns problemas e otimizar sua linha de produção:
Além da correção de  pequenos problemas de manutenção corretiva com a substituição de componentes desgastados, durante nossa presença na empresa percebemos que todas as quatro máquinas de prensagem dos blocos funcionavam em modo manual, sendo operadas exclusivamente por operários.

Vide a seguir o vídeo com a máquina funcionando em modo manual:




Os principais problemas encontrados foram...
  • Além da exposição do ruído intenso, a tarefa é repetitiva e monótona. Os Operários sentem-se extremamente cansados após poucas horas de trabalho.
  • Falta de padronização do processo: Todo o processo depende da sensibilidade e atenção do Operador. Qualquer distração por menor que seja induz a produção de blocos com imperfeições. Diversos ciclos acabam rejeitados pelo controle de qualidade. Existe um grande desperdício de tempo e de matéria prima.
  • Baixa produtividade: São poucos os Operadores treinados para a tarefa. Não havia Operadores em número suficiente para evitar a parada da máquina em momentos como os horários de refeições e mudança de turno.
  • Alto índice de quebras. Devido à falta de sensibilidade de alguns Operadores, diversas vezes as máquinas eram submetidas a esforços além de seus limites operacionais.

Entendendo o processo:

Primeiro de tudo era necessário "entender" como todo o processo funcionava...

Após observações, conseguimos traduzir passo-a-passo todas as fases do processo de fabricação dos blocos.

O processo completo consiste de 9 fases. Neste resumo, para efeito de exemplificação, apresentaremos apenas as fases No.1 e 9. Caso você tenha interesse em conhecer melhor todo este processo, consulte-nos.


. . .

Projeto:

Desde o início nossa intenção era utilizar um sistema simples e de baixo custo, sem porém abrir mão da confiabilidade e robustez.  Nossa escolha foi a utilização de um CLP produzido pela Siemens.

Basicamente o projeto consistiu na substituição das válvulas de acionamento manual por válvulas pneumáticas com acionamento elétrico controladas pelo CLP.

Por questões de segurança. sensores indutivos instalados em posições estratégicas, impedem qualquer avanço de fase sem que a fase anterior tenha sido totalmente concluída.

Temporizadores eletrônicos com regulagem manual permitem o "ajuste fino" do processo conforme a temperatura ambiente, umidade relativa do ar e a qualidade da "farofa" (matéria prima).

Todos os circuitos elétricos / eletrônicos foram montados em uma caixa metálica com dimensões adequadas com grau de proteção IP-55.

Uma botoeira móvel interligada ao painel de comando através de um plug, permitirá o comando da máquina em modo manual.

Três botões de parada de emergência instalados em torno da máquina interromperão imediatamente o processo na eventual ocorrência de anormalidades. 


Conclusão:

A máquina de prensar blocos objeto do nosso trabalho possuía mais de cinco anos de utilização. Diversos componentes pneumáticos (dutos de pressão, vedação de cilindros e válvulas) e mecânicos (buchas, rolamentos, folgas estruturais, falta de lubrificação adequada, etc...) necessitavam ser substituídos / reparados.

Por opção do Cliente, nosso trabalho limitou-se apenas na implementação do sistema de automação (confecção da lógica de funcionamento + instalação do CLP). Nenhum trabalho de manutenção corretiva foi realizado no equipamento existente.

Apesar dos diversos problemas físicos do equipamento, após a instalação do novo sistema, imediatamente percebemos uma sensível melhoria nas condições operacionais da máquina de prensar blocos.

Vide a seguir o vídeo com a máquina funcionando em modo totalmente automático:



Além da satisfação do Cliente pela reabilitação de seu equipamento antigo, as principais vantagem observadas foram:
  • Aumento de produtividade. A produção média aumentou para 180 ciclos por hora;
  • Não há mais a necessidade de operários especializados;
  • Os blocos passaram a ser produzidos de forma padrão e com uma melhor qualidade;
  • Houve uma diminuição no índice de paradas por defeitos, gerando economia na manutenção do equipamento;
  • Diminuição das perdas. Economia na utilização de matéria prima.
. . . 


A R3 Técnica Ltda. realiza serviços de manutenção preventiva e corretiva, reforma / reabilitação de equipamentos antigos, conversão pneumático - hidráulico e muito mais...

Consulte-nos,


R3 Técnica Ltda.
CNPJ: 07.938.825/0001-09.
Tel.: (21) 2713-7332 / 8802-6684 / 7845-7590 - Nextel Id.: 32*13341.
Rio de Janeiro - Brasil.