Visando atender às demandas do mercado a R3 técnica Ltda. desenvolveu um sistema de comando automático para o retrofiting (*) de purificadores centrífugos para óleos combustíveis e lubrificantes a bordo de embarcações.
Nosso
Cliente possuía um equipamento sem uso devido ao estado
de obsolescência do painel de comando e alguns outros elementos
periféricos.
Nossa proposta foi
a substituição do painel original danificado por um novo - produzido pela R3
Técnica - com tecnologia moderna, restabelecendo a produtividade e da segurança
das operações com os equipamentos.
“Retrofit
é um termo utilizado em engenharia para designar o processo de
modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de
norma. Revitalizar e atualizar sistemas para aumentar sua vida útil através da
incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada,
conferindo uma maior produtividade e segurança nas operações do processo de
produção”.
A fim de oferecer uma solução otimizada ao Cliente, optamos pela
concepção de um projeto técnico confeccionado a partir de circuitos
microprocessados de alta confiabilidade produzidos pela Siemens AG.
O sistema de controle confeccionado a partir de um controlador
eletrônico microprocessado de última geração com 20 I/Os e com as principais
características:
- Padrão industrial.
- Resistente a vibrações.
- Grau de proteção IP65 (IEC 60670:1989 +A1:1994).
- Resistência a impacto IK10.
- Elevada compatibilidade eletromagnética (EMC).
- Aplicação em condições climáticas agressivas.
- Classe B de supressão a rádio-interferências.
- Hardware com certificação para uso naval (ABS,
BV, DNV, GL, LRS, PRS).
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...
O controlador eletrônico foi instalado numa caixa metálica com
dimensões 320x380x170mm e grau de proteção mínima IP-55.
No painel de comando uma IHM (Interface Homem – Máquina) - Display
digital 61 x 33mm, com 4 linhas x 12/16 caracteres e backlight na cor azul fará
a comunicação com o Operador.
A IHM possui um grau de proteção frontal IP-65 com um teclado de 10 botões tácteis tipo membrana e 4 funções programadas: PARTIDA, PARADA, RESET e DESCARGA FORÇADA.
O firmware do sistema de controle ficou salvo de modo seguro e
permanente em um módulo de memória inserido no slot frontal do controlador
eletrônico. Em caso de necessidade o Cliente poderá substituir todo o hardware
do projeto, bastando apenas reinstalar o módulo de memória original para a
transferência automática do sistema para o novo hardware.
Sequencia de operação:
O novo painel de comando confeccionado pela R3 Técnica,
reproduziu as funções do painel original Alfa-Laval OPC-30 e passou a controlar
as seguintes válvulas:
- MV-15 (2 vias NF): Água de
abertura do rotor;
- MV-16 (2 vias NF): Água de fechamento do rotor;
- MV-1 (3 vias): Admissão de óleo a ser processado;
- MV-5 (2 vias NF): Drenagem de água do rotor da centrifuga.
Temperatura do processo:
O sistema de controle não permitirá a abertura da válvula MV-1
caso a temperatura do óleo a ser processado esteja abaixo de 80°C. Neste
caso a válvula solenoide pneumática MV-1 permanecerá fechada e a válvula de
3-vias reconduzirá o óleo frio de volta para a aspiração da bomba de recalque, circulando
o óleo novamente pelo aquecedor a vapor.
O óleo frio permanecerá em recirculação, aquecendo gradualmente
até sua temperatura ultrapassar 80°C. Somente após este valor o sistema de
controle liberará o óleo para ser processado na centrífuga dando início ao
processo de purificação.
A faixa de temperatura recomendada encontra-se entre 80°C e 99°C.
Caso a temperatura do óleo ultrapasse 99°C, um alarme
audiovisual será emitido para alertar aos Operadores sobre a anormalidade por
alta temperatura.
Vídeo.
O projeto foi concluído com sucesso.
O funcionamento do
purificador de óleo combustível foi plenamente restabelecido com uma
excelente relação custo x benefício para o Cliente.
Para mais detalhes e/ou informações entre em contato conosco....
Fotos.
Antes...
Depois...
...
Justo o que procurava, obrigada!
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