26 junho 2013

Caso de Sucesso 2 - Painel de comando para purificadores.

Visando atender às demandas do mercado a R3 técnica Ltda. desenvolveu um sistema de comando automático para o retrofiting (*) de purificadores centrífugos para óleos combustíveis e lubrificantes a bordo de embarcações. 

Nosso Cliente possuía um equipamento sem uso devido ao estado de obsolescência do painel de comando e alguns outros elementos periféricos.
Nossa proposta foi a substituição do painel original danificado por um novo - produzido pela R3 Técnica - com tecnologia moderna, restabelecendo a produtividade e da segurança das operações com os equipamentos.
“Retrofit é um termo utilizado em engenharia para designar o processo de modernização de algum equipamento já considerado ultrapassado ou fora de norma. Revitalizar e atualizar sistemas para aumentar sua vida útil através da incorporação de modernas tecnologias e materiais de qualidade avançada, conferindo uma maior produtividade e segurança nas operações do processo de produção”.
A fim de oferecer uma solução otimizada ao Cliente, optamos pela concepção de um projeto técnico confeccionado a partir de circuitos microprocessados de alta confiabilidade produzidos pela Siemens AG.
Atendendo aos aspectos de universalização, e a presença de tripulantes de outras nacionalidades a bordo, o firmware deste projeto foi escrito em inglês. Opcionalmente, o idioma do projeto poderá ser substituído a qualquer tempo sem nenhum ônus adicional – Consulte-nos.
O sistema de controle confeccionado a partir de um controlador eletrônico microprocessado de última geração com 20 I/Os e com as principais características:
    - Padrão industrial.
    - Resistente a vibrações.
    - Grau de proteção IP65 (IEC 60670:1989 +A1:1994).
    - Resistência a impacto IK10.
    - Elevada compatibilidade eletromagnética (EMC).
    - Aplicação em condições climáticas agressivas.
    - Classe B de supressão a rádio-interferências.
    - Hardware com certificação para uso naval (ABS, BV, DNV, GL, LRS, PRS).

   ...
O controlador eletrônico foi instalado numa caixa metálica com dimensões 320x380x170mm e grau de proteção mínima IP-55.
No painel de comando uma IHM (Interface Homem – Máquina) -  Display digital 61 x 33mm, com 4 linhas x 12/16 caracteres e backlight na cor azul fará a comunicação com o Operador. 

A IHM possui um grau de proteção frontal IP-65 com um teclado de 10 botões tácteis tipo membrana e 4 funções programadas: PARTIDA, PARADA, RESET e DESCARGA FORÇADA.
O firmware do sistema de controle ficou salvo de modo seguro e permanente em um módulo de memória inserido no slot frontal do controlador eletrônico. Em caso de necessidade o Cliente poderá substituir todo o hardware do projeto, bastando apenas reinstalar o módulo de memória original para a transferência automática do sistema para o novo hardware. 

Sequencia de operação:

O novo painel de comando confeccionado pela R3 Técnica, reproduziu as funções do painel original Alfa-Laval OPC-30 e passou a controlar as seguintes válvulas:
- MV-15 (2 vias NF): Água de abertura do rotor;
- MV-16 (2 vias NF): Água de fechamento do rotor;
- MV-1 (3 vias): Admissão de óleo a ser processado;
- MV-5 (2 vias NF): Drenagem de água do rotor da centrifuga.
O ciclo de funcionamento da centrífuga obedeceu ao sequenciamento de abertura / fechamento das válvulas solenoides conforme mostrado no mapa abaixo. 

Temperatura do processo:

O sistema de controle não permitirá a abertura da válvula MV-1 caso a temperatura do óleo a ser processado esteja abaixo de 80°C.  Neste caso a válvula solenoide pneumática MV-1 permanecerá fechada e a válvula de 3-vias reconduzirá o óleo frio de volta para a aspiração da bomba de recalque, circulando o óleo novamente pelo aquecedor a vapor.
O óleo frio permanecerá em recirculação, aquecendo gradualmente até sua temperatura ultrapassar 80°C. Somente após este valor o sistema de controle liberará o óleo para ser processado na centrífuga dando início ao processo de purificação.
A faixa de temperatura recomendada encontra-se entre 80°C e 99°C.
Caso a temperatura do óleo ultrapasse 99°C, um alarme audiovisual será emitido para alertar aos Operadores sobre a anormalidade por alta temperatura.

Vídeo.

O projeto foi concluído com sucesso. 


O funcionamento do purificador de óleo combustível  foi plenamente restabelecido com uma excelente relação custo x benefício para o Cliente.
Para mais detalhes e/ou informações entre em contato conosco....

Fotos.

Antes...
Depois...
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