Pirometria para motores de combustão interna
Um sistema de
medição de temperatura de gases de descarga (Exhaust Gas Temperature - EGT) é
um instrumento usado para monitorar a temperatura dos gases de escape de um motor
de combustão interna.
Medidores de EGT
são encontrados em motores de certos carros, aviões e navios. Ao monitorar o
EGT, o motorista, piloto ou operador pode ter uma ideia da relação
ar-combustível entregues ao motor.
Em uma relação
estequiométrica, a temperatura dos gases de descarga em um
motor, varia com a relação entre a quantidade de combustível e o ar que entra nos cilindros.
A medição do EGT pode ser usada como uma referência base para regular a mistura
de combustível / ar que entra no motor. Motores bem regulados têm um
maior rendimento, menor consumo de combustível e menor emissão de gases e poluindo significativamente menos.
Outro fator a ser
considerado é que altas temperaturas (geralmente acima de 1.100 °F ou 600 °C)
podem ser um indicador de condições perigosas que podem levar a danos catastróficos ao motor. Um monitor de temperatura poderá evitar este risco.
A R3 Técnica
desenvolve sistemas de medição, registro e alarmes de EGT - pirometria - para
embarcações de todos os tipos, abrangendo motores de propulsão (MCP) e motores
auxiliares (MCAs).
O sistema de medição da temperatura de gases de
descarga produzidos pela R3 utiliza sensores tipo termopar para a captação da
temperatura diretamente e logo após a válvula de descarga de cada cilindro do
motor, e antes e após o turbocharger.
O sistema de medição da temperatura de gases de descarga produzidos pela R3 utiliza sensores tipo termopar para a captação da temperatura diretamente e logo após a válvula de descarga de cada cilindro do motor, e antes e após o turbocharger.
Sensores instalados no duto de descarga de gases. |
O sinal diferencial de tensão (mV) medido em
cada sensor é convertido em uma string hexadecimal por um conversor A/D específico
para a aplicação proposta.
Os dados referente as temperaturas obtidas são
transmitidos através de uma rede RS-485 Modbus RTU - imune à interferências - para
uma IHM (Interface Homem-Máquina) localizada na sala de controle da embarcação.
A IHM mostrará as informações de EGT em imagens gráficas sinóticas oferecendo ao operador as temperaturas instantâneas de cada ponto e médias do conjunto. O operador também poderá ajustar os limites - set points - para alarme e proteção - slow down / shut down - do motor monitorado.
Arranjo de instalação |
A IHM mostrará as informações de EGT em imagens gráficas sinóticas oferecendo ao operador as temperaturas instantâneas de cada ponto e médias do conjunto. O operador também poderá ajustar os limites - set points - para alarme e proteção - slow down / shut down - do motor monitorado.
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Um banco de dados seguro e inviolável registrará
todas as ocorrências dos alarmes e fatos relevantes. O operador poderá fazer um
backup do banco de dados em um pendrive comum e posteriormente imprimi-lo caso
deseje.
Características:
§ Faixa
de indicação:
- Termopar J: 0 a 790 ºC (resolução 0,2 ºC).
- Termopar T: 0 a 400 ºC (resolução 0,1 ºC).
- Termopar K: 0 a 1100 ºC (resolução 0,3 ºC).
§ Taxa de
amostragem: 1 segundo.
§ Precisão: 0,25%
+ 1 ºC.
§ Deriva
térmica: 0,3% FE (0 a 60ºC).
§ Detecção
de termopar / linha rompida.
§ Não utiliza
PLC.
§ Possibilidade
de instalação de outras IHMs remotas e/ou integração à rede ethernet da
embarcação.
§ Excelente robustez.
§ Baixo
custo.
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Contacte-nos... Teremos prazer em atende-lo.
R3 Técnica Ltda.
Tel.: (+55 21)
2713-7332 / 98802-6684.
E-mail: r3tecnica@gmail.com
www.r3brasil.com.br
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