28 janeiro 2019

Telegrafo de Máquinas

Em uma embarcação marítima, os oficiais de náutica controlam o sistema de navegação do navio a partir da ponte de comando (passadiço) e os oficiais de máquinas controlam a instalação de propulsão da sala de máquinas
A ponte de comando está localizada bem acima da embarcação, portanto o oficial na ponte não sabe sobre a condição do motor propulsor bem como o oficial maquinista na sala de controle (CCM) não sabe para onde o navio está indo enquanto a sala de máquinas está situada abaixo da linha d'água do navio. Portanto, uma comunicação à prova de falhas entre o oficial de navegação (passadiço) e o maquinista (CCM) é necessária para garantir a navegação suave e segura do navio.
Como a palavra descreve, o telégrafo de máquinas a bordo do navio é usado como um dispositivo de comunicação para transferir ordens de mudança de velocidade ou direção do passadiço para a sala de controle do motor.
O telégrafo de máquinas é um equipamento de segurança obrigatório para embarcações.
Originalmente, o telégrafo de ordem do motor consiste de uma alavanca mecânica que pode ser movida em diferentes posições de velocidade para a direção dianteira (à vante) e traseira (à ré).
Telegrafo de máquinas

No início de 2018, um de nossos Clientes nos procurou, solicitando uma solução para o funcionamento de um telégrafo de máquinas em estado de obsolescência.

O telegrafo desta embarcação encontrava-se inoperante. Nenhuma tentativa de reparo foi bem sucedida devido a falta de disponibilidade de componentes de reposição.
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Após alguns estudos, oferecemos um sistema confeccionado através de estações de comando localizadas no passadiço (mestre), sala de controle de máquinas e estações de emergência no motor principal e no controle do passo variável.
Cada estação funciona com uma IHM (Interface Humano-Máquina) 7”, LED, touch screen, full color,  sem partes móveis e grau de proteção IP-65. 

O equipamento exibe uma tela sinótica
representando as teclas de comando do telégrafo

A partir da estação mestre, ao tocar na posição desejada por um tempo superior a 0,5 segundos (esta característica evita o acionamento inadvertido ou acidental), a tecla correspondente piscará na cor amarela em todas as estações e o alarme sonoro será acionado.
A tecla permanecerá piscando até que a ordem seja aceita pela estação remota selecionada. Após a confirmação, a respectiva tecla passará a cor fixa verde e o alarme sonoro cessará.
A comunicação entre a estação mestre e as demais estações será realizada através de redes independentes Ethernet ou RS-485 MODBUS.


com duas estações...

Ou...

 com três estações...


Registrador de manobras:

O sistema desenvolvido conta também com o registro das ordens de comando e aceitação, realizadas em um banco de dados inviolável. O usuário poderá efetuar uma cópia (backup) destas informações utilizando um cartão SD ou pendrive comum.
Registrador de manobras

Indicadores opcionais:
§  RPM do motor principal.
§  Posição % do passo variável (pitch).
§  Pressão de ar de partida (c/ alarme de baixa pressão).

Estas informações também servirão para o alarme / bloqueio por discordância de direção – “wrong way”.


Outras características:
§  Atende ao SOLAS 74/88 Reg. II - 1/37;
§  Atendendo às regulamentações, o firmware foi confeccionado na língua inglesa, todavia o Cliente poderá optar pela apresentação dos comandos também em português BR (ou outro idioma à escolher).
§  Não possui partes móveis;
§  Equipamento desenvolvido por empresa brasileira, utilizando componentes com qualidade reconhecida e de fácil obtenção no mercado local;
§  Assistência técnica local garantida;
§  Fácil operação;
§  Excelente relação Custo X Benefício.

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A R3 Técnica é uma empresa brasileira especializada em modernizar equipamentos e/ou sistemas considerados obsoletos ou fora de norma.

Consulte-nos, teremos prazer em ajudá-lo.




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